A minha mãe está no centro de dia há pouco mais de um ano, embora na realidade esse tempo seja menor, em virtude dos dois períodos de tempo em que o centro de dia esteve fechado, devido às medidas governamentais decretadas para combater a pandemia de Covid 19. Durante este período destaco a disponibilidade que vejo nos vários profissionais com quem contacto. É de assinalar na sua conduta a educação, a simpatia, a preocupação em resolver qualquer situação
que se desvie do habitual e a disponibilidade para ajudar. O centro de dia é uma ajuda preciosa para as pessoas que dele usufruem e para as suas famílias. A manutenção das atividades de vida diária, as atividades lúdicas e as interações sociais que estabelecem ajudam, sem dúvida, a uma maior estabilidade. Estou grata por contar com esta ajuda preciosa no dia-a-dia e parabenizo as funcionárias, pelo dinamismo e pela boa disposição com que trabalham.

Os centros de dia são, no meu entender, uma resposta social essencial nos dias de hoje. Não se pode deixar de evidenciar a importância destas estruturas que proporcionam aos idosos um envelhecimento ativo e promotor de uma melhor qualidade de vida, mantendo o idoso no seu meio familiar. Cuidam e respeitam o idoso e a sua individualidade, acarinhando-os e fazendo-os florescer em toda a sua plenitude, para que se sintam realizados e felizes. Foram estas características que me levaram, como familiar de dois idosos dependentes, a optar por esta resposta social no Centro Social e Paroquial de Fragoso. Devo confessar que nesta Instituição consegui obter a resposta social ideal que desejava para eles. Vejo nesta instituição, em relação ao idoso, a valorização pessoal, o respeito pela sua individualidade e capacidades, a promoção de momentos de convivência e confraternização salutar, alegre e carinhosa e a realização de atividades de animação e físicas que vão de encontro às suas necessidades, interesses, respeitando sempre as suas capacidades e necessidades. Efetivamente e o mais importante é que noto diariamente nos meus familiares uma melhoria considerável na sua boa disposição, na sua capacidade motora, cada vez mais ativa e autónoma, e na sua capacidade cognitiva, cada vez mais arguta e assertiva, o que me apraz muitíssimo. Agradeço todo o cuidado e carinho devotados a todos os idosos desta instituição.

Aqui passo os meus dias. Aprendemos, conversamos e ajudamos. Tenho muita sorte de aqui ter conhecido os meus amigos e estes profissionais incríveis que cuidam de nós.

Energia positiva que nos dão todos os dias, assim é a nossa estadia, que nos enche de alegria.